Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Ligação para esta vista de comparação

Ambos os lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
pt:start [2020/04/27 17:55]
i3_relativism [O que e LTS (Suporte a Longo Prazo)?]
pt:start [2020/05/03 19:34] (Actual)
emulatorman
Linha 6: Linha 6:
 O desenvolvimento é focada em um equilíbrio de simplicidade,​ elegância, código de correção e pacotes recém lançados/​atualizados que atendam os princípios do software livre. esta distribuição mostrara em qualquer direção que você necessita a sua capacidade. ​ O desenvolvimento é focada em um equilíbrio de simplicidade,​ elegância, código de correção e pacotes recém lançados/​atualizados que atendam os princípios do software livre. esta distribuição mostrara em qualquer direção que você necessita a sua capacidade. ​
  
-O design leve e simples torna o código extensível e modular, que o torna ao mesmo tempo uma plataforma poderosa mas fácil de gerenciar quer para servidores ou estacões ​de trabalho, ideal para qualquer que seja o tipo de sistema que você está criando. Pronta para atender às necessidades do qualquer usuário.+O design leve e simples torna o código extensível e modular, que o torna ao mesmo tempo uma plataforma poderosa mas fácil de gerenciar quer para servidores ou estações ​de trabalho, ideal para qualquer que seja o tipo de sistema que você está criando. Pronta para atender às necessidades do qualquer usuário.
  
 Além de uma ampla documentação e uma equipe de suporte afim de colaborar com a solução de problemas e capacitar os usuários para obter todo o potencial que o sistema pode oferecer, está convidado a participar do nosso chat [[irc://​irc.freenode.net/#​hyperbola|IRC]],​ [[https://​forums.hyperbola.info/​|fóruns]] ou da nossa [[https://​lists.hyperbola.info/​mailman/​listinfo/​|lista de discussão]] assim como a ampla documentação da [[https://​wiki.hyperbola.info/​doku.php?​id=:​en:​start|HyperWiki]],​ e uma [[https://​www.hyperbola.info/​members/​support-staff/​|Equipe de Suporte]] afim de colaborar com a solução de problemas e capacitar os usuários para obter todo o potencial que o sistema pode oferecer. ​ Além de uma ampla documentação e uma equipe de suporte afim de colaborar com a solução de problemas e capacitar os usuários para obter todo o potencial que o sistema pode oferecer, está convidado a participar do nosso chat [[irc://​irc.freenode.net/#​hyperbola|IRC]],​ [[https://​forums.hyperbola.info/​|fóruns]] ou da nossa [[https://​lists.hyperbola.info/​mailman/​listinfo/​|lista de discussão]] assim como a ampla documentação da [[https://​wiki.hyperbola.info/​doku.php?​id=:​en:​start|HyperWiki]],​ e uma [[https://​www.hyperbola.info/​members/​support-staff/​|Equipe de Suporte]] afim de colaborar com a solução de problemas e capacitar os usuários para obter todo o potencial que o sistema pode oferecer. ​
 ==== Quando a Hyperbola teve início ==== ==== Quando a Hyperbola teve início ====
-A ideia da Hyperbola nasceu no FISL17 (Porto Alegre, Brasil) quando as pessoas incentivaram [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​coadde|coadde]] e [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​Emulatorman|Emulatorman]] a desenvolver uma distribuição totalmente livre baseada na distribuição Arch em combinação com o nível ​ de estabilidade da distribuição Debian. Ideias adicionais, como a construção de todos os pacotes a partir da fonte, em vez de um sistema de controle de versão, fornecendo uma forte soma de verificação (por exemplo, SHA512) e verificação de assinatura, foram inspiradas por [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​Gaming4JC | Gaming4JC]]. Por sua vez, isso inspirou o [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​Emulatorman|Emulatorman]] a desenvolver as [[en: main: packaging_guidelines | Diretrizes de Empacotamento do Hyperbola]] e fazer uma distribuição organizada.+A ideia da Hyperbola nasceu no FISL17 (Porto Alegre, Brasil) quando as pessoas incentivaram [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​coadde|coadde]] e [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​Emulatorman|Emulatorman]] a desenvolver uma distribuição totalmente livre baseada na distribuição Arch em combinação com o nível de estabilidade da distribuição Debian. Ideias adicionais, como a construção de todos os pacotes a partir da fonte, em vez de um sistema de controle de versão, fornecendo uma forte soma de verificação (por exemplo, SHA512) e verificação de assinatura, foram inspiradas por [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​Gaming4JC | Gaming4JC]]. Por sua vez, isso inspirou o [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders/#​Emulatorman|Emulatorman]] a desenvolver as [[en: main: packaging_guidelines | Diretrizes de Empacotamento do Hyperbola]] e fazer uma distribuição organizada.
 O desenvolvimento oficial da Hyperbola pelos nossos [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders|fundadores]] começou em 15 de abril de 2017. O projeto lançou seu canal oficial de [[pt:​start#​canais_salas_de_conversa_irc|IRC]] na Freenode e no servidor Web (localizado em Bissen, Luxemburgo) em Gandi. O site foi ao ar [[https://​www.hyperbola.info/​news/​hyperbola-is-finally-here/​| 20 de maio de 2017]] e nossa primeira versão estável foi lançada [[https://​www.hyperbola.info/​news/​stable-v01-release/​|13 de julho de 2017]]. O desenvolvimento oficial da Hyperbola pelos nossos [[https://​www.hyperbola.info/​members/​founders|fundadores]] começou em 15 de abril de 2017. O projeto lançou seu canal oficial de [[pt:​start#​canais_salas_de_conversa_irc|IRC]] na Freenode e no servidor Web (localizado em Bissen, Luxemburgo) em Gandi. O site foi ao ar [[https://​www.hyperbola.info/​news/​hyperbola-is-finally-here/​| 20 de maio de 2017]] e nossa primeira versão estável foi lançada [[https://​www.hyperbola.info/​news/​stable-v01-release/​|13 de julho de 2017]].
 No entanto, ao contrário da crença comum, a origem da Hyperbola não está relacionada à Parabola. Na verdade, Hyperbola começou como uma prática pessoal feita por alguns desenvolvedores de Parabola, a fim de fornecer conformidade com o FHS e ciclo de liberação previsível para seu uso pessoal individual, mas os debates entre Parabola e os contribuidores originais da Hyperbola não impactaram na origem deste novo projeto. No entanto, ao contrário da crença comum, a origem da Hyperbola não está relacionada à Parabola. Na verdade, Hyperbola começou como uma prática pessoal feita por alguns desenvolvedores de Parabola, a fim de fornecer conformidade com o FHS e ciclo de liberação previsível para seu uso pessoal individual, mas os debates entre Parabola e os contribuidores originais da Hyperbola não impactaram na origem deste novo projeto.
Linha 27: Linha 27:
  
 Veja a nossa pagina de [[pt:​downloads:​releases|Lançamentos]] para mais detalhes. Veja a nossa pagina de [[pt:​downloads:​releases|Lançamentos]] para mais detalhes.
-==== Hyperbola e sua estabilidade ====+==== Como a estabilidade ​da Hyperbola funciona? ​====
 O projeto **Hyperbola** foi idealizado para oferecer um Sistema Operacional estável e de Suporte a Longo Prazo (LTS) baseado no Arch GNU/Linux. Os outros lançamentos são meios para esse fim. Você pode encontrar os outros lançamentos perfeitamente utilizáveis ​​para qualquer uso que você tenha em mente. O projeto **Hyperbola** foi idealizado para oferecer um Sistema Operacional estável e de Suporte a Longo Prazo (LTS) baseado no Arch GNU/Linux. Os outros lançamentos são meios para esse fim. Você pode encontrar os outros lançamentos perfeitamente utilizáveis ​​para qualquer uso que você tenha em mente.
  
 Compreenda, que como no Debian GNU/Linux, o repositório //testing// significa que todos os pacotes estão em fase de testes, recebendo melhorias constantes, até atingir um nível satisfatório de estabilidade e segurança. Portanto, ao decidir utilizar os pacotes do repositório //​testing//,​ esteja ciente que o sistema pode não funcionar como esperado. Você pode achar que o //testing// é confiável ​​o suficiente e, de fato, outros usuários já observaram que o **Hyperbola //​Testing//​** é mais confiável do que os lançamentos estáveis ​​de outras distribuições. Compreenda, que como no Debian GNU/Linux, o repositório //testing// significa que todos os pacotes estão em fase de testes, recebendo melhorias constantes, até atingir um nível satisfatório de estabilidade e segurança. Portanto, ao decidir utilizar os pacotes do repositório //​testing//,​ esteja ciente que o sistema pode não funcionar como esperado. Você pode achar que o //testing// é confiável ​​o suficiente e, de fato, outros usuários já observaram que o **Hyperbola //​Testing//​** é mais confiável do que os lançamentos estáveis ​​de outras distribuições.
-==== Hyperbola e privacidade ====+==== Que privacidade ​se encontra na Hyperbola? ​====
 O objetivo da **Hyperbola** é apoiar a privacidade de sua comunidade, portanto, todos os softwares da **Hyperbola** serão construídos e corrigidos para serem protegidos contra a vigilância global de dados revelada na [[https://​www.theguardian.com/​world/​interactive/​2013/​nov/​01/​snowden-nsa-files-surveillance-revelations-decoded|publicação dos documentos da NSA feita por Snowden]], além de pacotes adicionais "​endurecidos"​ que removem os protocolos de nível inferior que podem causar a rutura de privacidade,​ metadados/​fingerprinting e vulnerabilidades. O objetivo da **Hyperbola** é apoiar a privacidade de sua comunidade, portanto, todos os softwares da **Hyperbola** serão construídos e corrigidos para serem protegidos contra a vigilância global de dados revelada na [[https://​www.theguardian.com/​world/​interactive/​2013/​nov/​01/​snowden-nsa-files-surveillance-revelations-decoded|publicação dos documentos da NSA feita por Snowden]], além de pacotes adicionais "​endurecidos"​ que removem os protocolos de nível inferior que podem causar a rutura de privacidade,​ metadados/​fingerprinting e vulnerabilidades.
 ==== O que e o "Init Freedom Campaign"?​ ==== ==== O que e o "Init Freedom Campaign"?​ ====
 O [[https://​www.devuan.org/​os/​init-freedom/​|Init Freedom Campaign]] e para tentar criar uma abordagem razoável para a fase PID1, uma que respeita diversidade e liberdade de escolha. Nos rejeitamos sistemas de iniciação que quebram portabilidade,​ ignoram compatibilidade com sistemas anteriores, e substituem serviços existentes, forcando a adoção (ex. systemd). O [[https://​www.devuan.org/​os/​init-freedom/​|Init Freedom Campaign]] e para tentar criar uma abordagem razoável para a fase PID1, uma que respeita diversidade e liberdade de escolha. Nos rejeitamos sistemas de iniciação que quebram portabilidade,​ ignoram compatibilidade com sistemas anteriores, e substituem serviços existentes, forcando a adoção (ex. systemd).
-==== Hyperbola e baseada em alguma outra distribuição ? ====+==== Hyperbola e baseada em alguma outra distribuição?​ ====
 Não, Hyperbola e uma distribuição completamente livre com LTS (Suporte a Longo Prazo) baseada em Arch "​snapshots"​ e no desenvolvimento de Debian, com especial enfase em estabilidade,​ privacidade,​ segurança, e liberdade na fase init. Não, Hyperbola e uma distribuição completamente livre com LTS (Suporte a Longo Prazo) baseada em Arch "​snapshots"​ e no desenvolvimento de Debian, com especial enfase em estabilidade,​ privacidade,​ segurança, e liberdade na fase init.
  
Linha 42: Linha 42:
 [[https://​git.hyperbola.info:​50100/​software/​blacklist.git|blacklist]],​ [[https://​www.hyperbola.info/​packages/​extra/​any/​libretools/​|libretools]] e [[https://​www.hyperbola.info/​packages/​core/​any/​your-freedom/​|your-freedom]],​ contudo Hyperbola não e uma distribuição nem baseada em Devuan, nem Parabola, etc. [[https://​git.hyperbola.info:​50100/​software/​blacklist.git|blacklist]],​ [[https://​www.hyperbola.info/​packages/​extra/​any/​libretools/​|libretools]] e [[https://​www.hyperbola.info/​packages/​core/​any/​your-freedom/​|your-freedom]],​ contudo Hyperbola não e uma distribuição nem baseada em Devuan, nem Parabola, etc.
 ===== Documentação geral ===== ===== Documentação geral =====
-O [[pt:​installation:​installation|Guia de Instalação]] irá guiá-lo no processo de instalação do Hyperbola GNU/​Linux-Libre em seu sistema, a imagem ISO pode ser baixada através do nosso [[:pt:hyperbola:​repositories|repositório]].+O [[pt:​installation:​installation|Guia de Instalação]] irá guiá-lo no processo de instalação do Hyperbola GNU/​Linux-Libre em seu sistema, a imagem ISO pode ser baixada através do nosso [[:pt:downloads:​repositories|Repositórios]].
  
 Se você estiver executando o Arch GNU/Linux ou o Parabola GNU/​Linux-libre,​ migrar para o Hyperbola GNU/​Linux-libre é tão simples como reconfigurar o pacman para usar seus repositórios. Veja os guias de migração para Arch e Parabola e siga as instruções. Se você estiver executando o Arch GNU/Linux ou o Parabola GNU/​Linux-libre,​ migrar para o Hyperbola GNU/​Linux-libre é tão simples como reconfigurar o pacman para usar seus repositórios. Veja os guias de migração para Arch e Parabola e siga as instruções.