Bem-vindo à wiki da Hyperbola!

Para acessar toda a documentação disponível na língua portuguêsa siga o Menu ou o Índice completo da HyperWiki.

O que é Hyperbola?

Hyperbola é um projeto de Softwere Livre e Cultura Livre com o objetivo de fornecer um sistema operacional GNU/Linux totalmente livre chamado Hyperbola GNU/Linux-libre. Com base nos pacotes do Arch GNU/Linux além de patches de segurança e estabilidade do Debian GNU/Linux, com pacotes otimizados para i686 e x86_64 CPUs no âmbito de suporte a longo prazo (LTS). O projeto Hyperbola visa manter seus pacotes e ferramentas de gerenciamento simples, estáveis e segura. A meta principal é dar ao usuário o controle total sobre o seu sistema com 100% de Software Livre e Cultura livre.

O desenvolvimento é focada em um equilíbrio de simplicidade, elegância, código de correcção e pacotes recém lançados/atualizados que atendam os princípios do software livre.

O design leve e simples torna o código extensível e modular, ideal para qualquer que seja o tipo de sistema que você está criando.

Você está convidado a participar do nosso chat IRC, fóruns ou da nossa lista de discussão.

Boatos sobre as origens da Hyperbola

Como descrito nesta página, a Hyperbola é uma distribuição de Sistema Operacional com softwere livre (libre). Com o objetivo de substituir o Arch GNU/Linux completamente. No entanto, a Hiperbola desvia-se da sua base, visando a conformidade com o Padrão hierárquico do sistema de arquivos (FHS), suporte a longo prazo (LTS), estabilidade, segurança, simplicidade, privacidade e ciclo de lançamento semelhante e correções/patches baseados na distribuição Debian GNU/Linux.

No entanto, ao contrário da crença comum, a origem da Hyperbola não está relacionada à Parabola. Na verdade, a Hyperbola começou como uma prática pessoal feita por alguns desenvolvedores da Parabola, a fim de fornecer conformidade com o FHS e ciclo de liberação previsível para seu uso pessoal individual, mas os debates entre Parabola e os contribuidores originais da Hyperbola não impactaram na origem deste novo projeto.

Documentação geral

O Guia de Instalação irá guiá-lo no processo de instalação do Hyperbola GNU/Linux-Libre em seu sistema, a imagem ISO pode ser baixada através do nosso repositório.

Se você estiver executando o Arch GNU/Linux ou o Parabola GNU/Linux-libre, migrar para o Hyperbola GNU/Linux-libre é tão simples como reconfigurar o pacman para usar seus repositórios. Veja os guias de migração para Arch e Parabola e siga as instruções.

Certifique-se de dar uma olhada no Contrato Social da Hyperbola, nós guia em tudo que fazemos.

Perguntas frequentes

Nossa página de Perguntas Frequentes têm como objetivo fornecer respostas às perguntas feitas pelos usuários que se mudaram para a Hyperbola GNU/Linux-libre do Arch GNU/Linux ou outras distribuições GNU/Linux não-livres. Nela discutimos problemas causados ​​por tornar o sistema completamente livre. Para obter explicações sobre detalhes técnicos do sistema, consulte Arch FAQ.

Créditos

Este artigo é baseado na ParabolaWiki