Esta é uma versão antiga do documento!


Lacunas de RustLANG

Como ativistas de software livre, nos todos desfrutamos de usar a mais recente e melhor software livre, mas nos temos de ter a certeza de que o software que usamos realmente respeita a nossa liberdade. Vários usuários tem nos expressado o seu desejo de correr Rust, visto que parece ser software livre, mas ainda apresenta lacunas em variadas formas.

Quais sao os problemas?

Rust e também Cargo( o gestor de pacotes Rust) violação da liberdade de redistribuir sem aprovação explicita. Usa uma licença de trademark que impõe restrições para a distribuição de versões modificadas que tornam inconveniente exercitar a liberdade 3. O Guia de Media Rust. Dita que meramente e suplementar a politica oficial de trademark da mozilla; e esta não o subsistiu. Como a suaPolitica de Trademark se aplica. Então tudo nessa lista (incluindo Rust e Cargo) verifica o mesmo problema que Firefox e Thunderbird.

Em suma, a Mozilla nao ficaracontente conosco a aplicar modificacoes e patches ao sua linguagem, sem a aprovacao explicita, exepto para uso nao comercial, portanto e um problema de respeito de liberdade. Para mais referencias existe um artigo a reportar estas restricoes deste trademark e a resposta de Niko (um dos membros da equipe legal RustLANG).

Panorama geral

Existem aplicações importantes que estao a integrar Rust como uma língua de primeira-classe. Tor e uma delas, e nalgum ponto no futuro, existem planos por parte da Equipe Tor para anunciar um lançamento ,e data do mesmo em que a linguagem Rust sera um requesito. Mesmo a Equipe do kernel Linux mostrasse interessada em fornecer modulos escritos em Rust.

Como alternativa ao Tor, i2pd (I2P Daemon) poderá ser usado. E uma implementação do cliente I2P como todas a feauture escrito C++,Como alternativa ao Tor, i2pd (I2P Daemon) poderá ser usado. E uma implementação do cliente I2P como todas a feauture escrito C++, util para construir e usar anonimamente a rede I2P. Contudo i2pd nao e compatível com a rede Tor e utiliza somente sites .i2p em vez de .onion (também conhecido como Servicos Ocultos Tor)

Soluções

  • A Reformulação da linguagem em completo para evitar as rescritos deste trademark. Como IceCat foi criado para substituir Firefox e Iceweasel-UXP para substituir Basilisk; contudo e uma linguagem de programação, não um browser. Uma versão reformada de RustLANG mantida pelo projeto gnu e pelas distribuições compatíveis com FSDG poderia ser a forma. Contudo iriamos necessitar de patches para adaptar todas as aplicações dependentes de RustLANG para modificarem a versão de Rust, pois e uma linguagem de programação. Iriamos também de precisar de manter uma lista de pacotes cargo nao -livres para os podermos colocar na lista-negra para a sua liberdade.
  • Fazer com que a RustLANG altere a sua licença de trademark para permitir modificações nos binários Rust por qualquer motivo em respeito a Liberdade 3.

Comparação com outras trademarks de software

Alguns usuários tem corretamente mencionado que muitos pacotes de software tem trademarks, planeamos remover-lhas todas? Ao. O projeto Hyperbola nao e contra trademarks, somente aquelas que explicitamente proíbem o uso normal, modificação, e patching.

Como um exemplo nem o Python PSF ou os Perl Trademarks atualmente proibem patching do código sem aprovação previa. Este proíbem sim, o abuso destes trademarks, ex. nao pode criar uma empresa chamada “Python”, mas isto não afeta a sua habilidade de modificar este software livre e/ou aplicar patches.

Devido a sua clausula de anti-modificação, Rust e um trademark não-permissivo que viola a liberdade do usuário.