This is an old revision of the document!


Falhas do navegador Chromium

Como ativistas do software livre, nós desfrutamos das recentes melhorias do software livre, mas nós temos que ter certeza que o software que usamos respeita a nossa liberdade. Vários usuários têm nos expressado o seu desejo de rodar o web browser Chromium, visto que parece ser software livre, mas ainda apresenta falhas de variadas formas.

Na nossa investigação, descobrimos que a situação esta melhorando. Somente a alguns anos atrás, existiam milhares de arquivos sem licença que são considerados não-livres. Graças ao projeto Debian, aos seus relatórios Lintian e aos seus esforços, parece que esses problemas foram resolvidos.

Porém, por padrão, Chromium, ainda contém vários problemas, que são motivo de preocupação para os usuários de software livre - mesmo que todo o código fonte esteja licenciado propriamente.

Quais são os problemas?

Queries para a Google

Por padrão, o código fonte Chromium ainda verifica muitas partes que estão em constante comunicação pela internet com os serviços Google. E quanto a construção dos binários do software ?!!“unpatched”!!? , grande parte da sua experiência neste navegador ainda sobre o controle dos serviços da web da Google. Como mencionado no artigo A Quem Aquele Servidor Realmente Serve?,

Software livre é somente livre, quando o usuário esta no controle e não deveria estar dependente de serviços web de uma terceira entidade. Algum trabalho já tem sido feito para libertar Chromium deste problema, incluindo a remoção de “Google OK”, um webservice plugin Google usado para reconhecimento de voz, depois do descontentamento por parte dos usuários.

Binários pré-construidos

Por padrão, o Chromium ainda inclui alguns binários pré-compilados para assistir numa maior velocidade de compilação. Afim de ter software totalmente livre, é necessário que todo o software ser construído do código fonte. Pacotes não deveriam usar “use_prebuilt” como uma opção de compilação.

DRM e codecs proprietários

Chromium suporta a utilização de DRM (Gestão de Restrições Digitais) como: Widevine DRM, Adobe Pepper Flash, e codecs de terceiros que são não-livres. Empacotadores devem assegurar que estes são removidos do código fonte antes da compilação afim de ser software livre. Desativá-los não é o suficiente. É necessário removê-los (suportar e referenciar sobre) da fonte conforme FSDG.

Problemas de privacidade

Enquanto não especifica o software livre, nós gostaríamos que os usuários controlassem a sua informação privada. Chromium verificou vários reportes de problemas que caso são preocupações, que o tornou inaceitável para o uso do Tor. Estes incluem problemas proeminentes com bugs dos proxys que vaza os adereços de IP dos seus usuários, problemas como vazamento do hostname e hardware dos computadores destes, problemas de cronometragem que permite ataques de cronometragem mesmo com o navegador em modo “Incógnito”. Usuários de Software Livre deveriam estar cientes destes problemas e trabalharem para criarem remendos ?!!“upstream”!!?assim como nos próprios pacotes se necessário.

WIP (Trabalho em progresso)

Existe trabalho a acontecer para remover os queries para a Google e os binários pre-compilados, assim como o fortalecimento da privacidade do usuário.

O conjunto de remendos chamado degloglificar-chromium, o qual e a combinação de Inox, Iridium, remendos do projeto Debian como exemplos desse esforço.

Defensores de software livre são aconselhados a usar estes conjuntos de remendos e ajudar na contribuição para a sua manutenção, avançando para uma versão independente de Chromium com estas funcionalidades embutidas. Com cada lançamento consecutivo de Chromium, um novo conjunto de remendos tem de ser criado para remover o código ou binários específicos a Google e que afetam a liberdade dos usuários. Tendo uma versão independente garante que ninguém sera acidentalmente forcado a usar software não-livre durante estas atualizações.

Em perspectiva geral

Chromium e também usado como base em vários outro projetos.

Usuários deveriam estar cientes de que o WebEngine QT e baseado no Chromium portanto este também carece dos mesmo problemas. codecs Proprietários e outras anti-funcionalidades deverao ser removidas no momento de compilação para garantir que a liberdade dos usuários e respeitada. Devido a Qt ser um dos componentes principais do ambiente de trabalho KDE e muitas outras aplicações, e ainda de maior importância que este e compilado corretamente, removendo todo o software não-livre para o Movimento de Software Livre.

Tendo em conta as nossas liberdades, projetos de software livre deveriam ter em conta todos os problemas relacionados com as anteriores quando tomar a decisão em que componentes deverão depender.

Temos a esperança de que os vários projetos a trabalhar , no momento, com o código fonte do Chromium o fação respeitando a liberdade dos seus usuários assim como a sua privacidade, tornando a internet mais segura, assim como respeitando a liberdade, de todos.

Licensiamento

Esta e uma obra livre, voce pode redistribuir e/ou modificar, perante os termos de:

A Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License como publicada pela CC (Creative Commons); ou a versao 4.0, ou (a vossa escolha) qualquer versao posterior, ou

A GNU Free Documentation License como publicada pela FSF (Free Software Foundation); ou a versao 1.3, ou (a vossa escolha) qualquer versao posterior; sem secoes nao Invariantes, texto nao Front-Cover, e texto nao Back-Cover.

Créditos

A grande parte deste artigo foi originalmente escrita por Luke .R.