Falhas da RustLANG
Como ativistas de software livre, todos desfrutamos de usar a mais recente e melhor software livre, mas nós temos de ter a certeza de que o software que usamos realmente respeita a nossa liberdade. Vários usuários tem nos expressado o seu desejo de rodar Rust, visto que parece ser software livre, mas ainda apresenta falhas de variadas formas.
Quais são os problemas?
Rust é também Cargo( o gestor de pacotes Rust) violação da liberdade de redistribuir sem aprovação explicita. Usa uma licença de trademark que impõe restrições para a distribuição de versões modificadas que tornam inconveniente exercitar a liberdade 3. O Guia de Media Rust. Dita que meramente e suplementar a politica oficial de trademark da mozilla; e esta não o subsistiu. Como a suaPolitica de Trademark se aplica. Então tudo nessa lista (incluindo Rust e Cargo) verifica o mesmo problema que Firefox e Thunderbird.
Em suma, a Mozilla não ficará contente conosco a aplicar modificações e patches a sua linguagem, sem a aprovacao explicita, execeto para uso não comercial, portanto é um problema de respeito de liberdade. Para mais referencias existe um artigo a reportar estas restrições deste trademark e a resposta de Niko (um dos membros da equipe legal RustLANG).
Panorama geral
Existem aplicações importantes que estão a integrar Rust como uma línguagem de primeira-classe. Tor é uma delas, e em algum ponto no futuro, existem planos por parte da Equipe Tor para anunciar um lançamento, e data do mesmo em que a linguagem Rust será um requesito. Mesmo a Equipe do kernel Linux mostrasse interessada em fornecer modulos escritos em Rust.
Soluções
- A Reformulação da linguagem em completo para evitar as restrições deste trademark. Como IceCat foi criado para substituir Firefox e Iceweasel-UXP para substituir Basilisk; contudo é uma linguagem de programação, não um browser. Uma versão reformada de RustLANG mantida pelo projeto gnu e pelas distribuições compatíveis com FSDG poderia ser a forma. Contudo iriamos necessitar de patches para adaptar todas as aplicações dependentes de RustLANG para modificarem a versão de Rust, pois é uma linguagem de programação. Iriamos também precisar manter uma lista de pacotes cargo não-livres para nós podermos colocar na lista-negra para a sua liberdade.
- Fazer com que a RustLANG altere a sua licença de trademark para permitir modificações nos binários Rust por qualquer motivo em respeito a Liberdade 3.
Comparação com outras trademarks de software
Alguns usuários tem corretamente mencionado que muitos pacotes de software tem trademarks, planejamos remover todas elas? O projeto Hyperbola não é contra trademarks, somente aquelas que explicitamente proíbem o uso normal, modificação e patching.
Como um exemplo ném o Python PSF ou os Perl Trademarks atualmente proibem patching do código sem aprovação previa. Este proíbem sim, o abuso dessas trademarks, ex. não pode criar uma empresa chamada “Python”, mas isto não afeta a sua habilidade de modificar este software livre e/ou aplicar patches.
Devido a sua clausula de anti-modificação, Rust é um trademark não-permissivo que viola a liberdade do usuário.