This is an old revision of the document!


… (WIP)

Acerca

Um repositório de software e um local de armazenamento de onde pacotes de software são adquiridos para instalação.

Os repositórios da Hyperbola contem software popular e essencial que seguem o Contrato Social da Hyperbola, facilmente acessíveis através de pacman. Estes são mantidos pelos mantenedores de pacotes.

Pacotes nos repositórios são constantemente estabilizados para seguirem Diretrizes de Empacotamento:quando um pacote atualizado e instalado a sua versão anterior e removida do repositório. Portanto todos os repositórios são sempre coerentes, ex. os pacotes presentes tem versões compatíveis que sao reciprocas.

Repositórios

core

Este repositório pode ser encontrado em …/core/os/ no seu mirror favorito.

core contem pacotes para:

  • “booting” (inicializar) o sistema operativo
  • conexão com a Internet
  • pacotes de construção
  • gestao e reparação de sistemas de ficheiros suportados
  • de processo de configuração do sistema (ex. openssh)

extra

Este repositório pode ser encontrado em …/extra/os/ no seu mirror favorito.

extra contem todos os pacotes que não estão disponíveis no core. Exemplo: Xorg, gestores de janelas, web browsers, media players, ferramentas para linguagens de trabalho como Python and Ruby, e muito mais.

community

Este repositório pode ser encontrado em …/community/os/ no seu mirror favorito.

community contem pacotes que foram adotados por usuários de confiança de os repositórios de usuários de Arch. Alguns destes pacotes poderão eventualmente fazer a transição para os repositórios core ou extra, ha medida que os desenvolvedores os considerem cruciais para a distribuição. Também contem pacotes mantidos por membros de confiança da comunidade Hyperbola e pacotes mantidos por desenvolvedores da Hyperbola, mas que o desenvolvedor decidiu que não pertencia aos outros repositórios.

multilib

Este repositório pode ser encontrado em …/multilib/os/ no seu mirror favorito.

multilib contem software de librarias de 32 bits, que poderão ser usados para correr e construir aplicações de 32 bits em instalações de 64 bits (ex. wine, etc).

Créditos

Este artigo de wiki e baseado em ArchWiki. Poderemos ter removido as partes nao-FSDG deste.