Esta é uma versão antiga do documento!

FAQ

Nossa página de Perguntas Frequentes têm como objetivo fornecer respostas às perguntas feitas pelos usuários que se mudaram para a Hyperbola GNU/Linux-libre do Arch GNU/Linux ou outras distribuições GNU/Linux não-livres. Nela discutimos problemas causados ​​por tornar o sistema completamente livre. Para obter explicações sobre detalhes técnicos do sistema, consulte Arch FAQ.

Pacotes

Por que a Hyperbola usa versões antigas de pacotes em comparação com o Arch GNU/Linux?

A Hyperbola GNU/Linux-Libre é uma distribuição de suporte a longo prazo com base no Arch GNU/Linux somada a estabilidade e segurança do Debian GNU/Linux. A Hyperbola não têm uma filosofia Bleeding Edge 1), usamos pacotes do Arch GNU/Linux, mais patches de estabilidade e segurança do Debian GNU/Linux somada a lista negra de pacotes da Parabola GNU/Linux-Libre para criar um Sistema Operacional 100% livre, estável e seguro. Para mais informações acesse: Guia de empacotamento e o nosso Contrato Social.

Por que determinado pacote não está nos repositórios, mesmo estando disponível no Arch GNU/Linux?

Isso geralmente significa que o pacote não é livre ou possui outros problemas que interferem na liberdade dos nossos usuários. Uma vez que a Hyperbola GNU/Linux-Libre segue as diretrizes GNU FSDG, não incluímos software proprietário e você não pode obtê-lo de nossos repositórios oficiais. Para verificar uma lista completa de pacotes removidos, use o comando:

$ grep ''package_name'' /usr/share/doc/your-freedom/blacklist.txt

Por que um determinado pacote é diferente do Arch GNU/Linux ?

Os pacotes geralmente são modificados por motivos como: contendo partes não-livres, recomendando software não-livre ou licença inadequada. Também há outros motivos, como problemas de privacidade, segurança e instabilidades. Para descobrir como um pacote específico foi modificado, verifique a lista negra:

$ grep ''package_name'' /usr/share/doc/your-freedom/blacklist.txt

Para mais detalhes, clone os nossos repositórios; core, extra, community e multilib. Estes contém todos os arquivos PKGBUILD usados para construir nossos pacotes. Pegue o PKGBUILD de um determinado pacote e compare com o correspondente do Arch GNU/Linux.

Os pacotes não-livres instalados do AUR serão removidos após a migração para o Hyperbola GNU/Linux-Libre?

Não. Se você possui pacotes não livres no seu sistema, instalados usando os PKGBUILD do AUR, terão que ser removidos manualmente. você pode identificá-los executando:

$ pacman -Qm

Para remover o(s) pacote(s) não livres encontrados com o comando acima, use o comando:

# pacman -Rsn pacote
Vale ressaltar que a Hyperbola GNU/Linux-Libre não suporta o AUR.

LaTeX imprime mensagens de erro ralacionado a falta de fontes. Como posso compilar meu documento?

Algumas fontes foram removidas da nossa compilação do TeX Live devido a problemas de liberdade e licenças incompatíveis. A solução para isso é usar fontes (OTF, TTF) compatíveis com as diretrizes de desenvolvimento da Hyperbola GNU/Linux-Libre2).

Como extrair um arquivo RAR?

O comando Unrar não está nos repositórios da Hyperbola porquê é um software não-livre. Você pode usar o comando bsdtar, que faz parte da libarchive, para extrair o arquivo. Caso necessite de mais funções ou uma forma mais intuitiva para realizar a tarefa, instale o Unar.

Hardwere

Por que minha placa Nvidia não funciona?

Isto pode acontecer se sua placa Nvidia for relativamente nova. Portanto o drive Nouveau pode ainda não oferecer suporte para sua placa.

Para verificar se sua placa é suportada pelo drive Nouveau, execute o comando:

$ lspci | grep VGA

Em seguida, veja CodeNames para mais informações. Finalmente, você pode verificar o suporte para o seu cartão em FeatureMatrix.

Por que meu Wi-Fi parou de funcionar após a migração?

É comum que as placas de rede Wi-Fi necessitem que um firmware seja carregado no sistema. Muitas placas não funcionam se o firmware não estiver instalado e carregado corretamente. O firmware é muitas vezes proprietário, portanto, não o distribuímos :-P. Este é o caso de quase todas as placas internas Wi-Fi.

A solução eficaz para esse problema é substituir o cartão ou usar um modem USB Wi-Fi externo. Nós sugerimos uma lista de placas/modem USB 100% compatíveis com a Hyperbola GNU/Linux-Libre.

É importante ressaltar que o projeto Hyperbola não possui nenhum vínculo comercial ou financeiro com os fabricantes dos hardweres sugeridos. As sugestões são embasadas por testes realizados por desenvolvedores e membros da comunidade.

Chipset Atheros

Chipset RTL818x

Dica

Você também pode pesquisar o banco de dados do h-node para encontrar adaptadores Wi-Fi que funcionam bem com software livre, ou usar o script deblob para verificar os adaptadores Wi-Fi incluídos na lista negra do Kernel Linux-Libre.

Créditos

Este artigo é baseado em ParabolaWiki

Mantenedores

Este artigo é mantido por: — pekman 2017/07/25 02:48

Ajude melhorar este artigo

1)
Termo atribuido a distribuições que usam as versões mais recentes de pacotes
2)
Para saber mais, leia o nosso Contrato Social e o Guia do Empacotador